sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ensino integrado da música

Há algum tempo que me tenho debruçado, com algum interesse sobre o ensino integrado da música, pois um dos meus piolhos tem dado mostras de entusiasmo por esta área.

Mas quanto mais leio mais dúvidas tenho... E tendo em consideração que me considero analfabeta na área musical, a coisa fica um bocadito mais difícil.

A melhor forma de tomar decisões (ou ajudar quem as vai tomar) é seccionar as nossas dúvidas e respostas, dando pesos diferentes às várias variáveis.

Note-se que não vou ser eu nem o pai a empurrar ou a fazer tomar qualquer decisão, apenas acredito que só podemos seguir o melhor caminho, se percebermos os benefícios e obstáculos que poderão surgir. Mesmo assim outros surgirão sem pensarmos neles :)

Nada é certo e um dos factos para o qual já alertei é que apenas deve abrir uma turma, serão feitas audições, devendo entrar os mais aptos ou com maior potencial (digo eu).
Se não estou em erro, o ano passado, para 30 vagas, concorreram 74 crianças....

Mas tratando das questões:

1º: Ensino integrado é o mesmo que ensino articulado?
Já percebi que não. Para a escola em questão devemos falar de ensino integrado, ou seja, "os alunos frequentam todas as componentes do currículo no mesmo estabelecimento de ensino".

2º: O ensino da música substitui Educação Visual e Tecnológica e Ed. Musical?
Dos horários e programas que andei a ver, há de facto escolas que deixam de ter estas componentes artísticas, mas não será totalmente assim, onde estou interessada em matricular o rebento.
Neste caso concreto a carga horária de Ed. Musical (2 tempos) deixa de existir para dar espaço ao ensino básico da música (formação musical, classe conjunto, coro e instrumento).
Ed. Visual, também se mantém com a mesma carga horária.
Formação complementar desaparece.
Ed. Tecnológica também deixa de existir.

3º: A carga horária é muito diferente?
Percebo que o número de horas seja superior, nesta opção. Mas quantas horas a mais?
Neste ponto ainda não tenho certezas, mas da minha análise, semanalmente devem ter mais 2 horas.
Têm 7 tempos dedicados à música.
Deixam de ter 2 tempos de Ed. Musical+ 1 tempo de Formação complementar+2 tempos de Ed. Tecnológica = menos 5 tempos.

Resumindo: +7 tempos de música-5 tempos de disciplinas que saem = +2 tempos no horário.

4º: Podem desistir?
Sim, no final do 2º ciclo, ou seja, no final do 6º ano.

5º: Que tipo de certificação vão ter?
Os alunos que concluírem  a formação (ensino secundário) terão um diploma que lhes permitirá a inserção na vida activa/artística e a progressão de estudos a nível superior.

Há ainda mais questões, mas virão a seu tempo...

Segue-se o momento de análise e ponderação de fatores mais individuais...

Até breve!
Aos
at

Sem comentários:

Enviar um comentário